Por que a Loja tem Três Janelas ?

A resposta poderia ser dada de forma objetiva, e encerrar o assunto.

Mas, se tratando de uma Loja Simbólica, devemos ser objetivos e concretos?

O simbolismo é um sistema destinado a memorar fatos, exprimir crenças e muitas vezes instruir veladamente através de figuras, sinais ou quaisquer objetos físicos, que ultrapassam sua significação convencional. Então, três, e o três e seu valor numérico é insignificante perante a quantidade de conhecimentos/instruções, com os quais convivemos; três PPont∴, três GGr∴, três LLuz∴, três BBat∴, três TToq∴, três VVirt∴, três IId∴, três CCol∴ e, as Três Janelas, que na maioria das vezes, não as encontramos nas LLoj∴, mas, que não podem faltar no quadro da “Loj∴ de Apr∴” (REAA).

Elas fazem parte das Instruções dadas aos AAp∴. É importante ressaltar, que não podemos confundir “Pain∴ da Loj∴ de Apr∴,” com um quadro que simboliza a “Loj∴ de Apr∴”. O primeiro, demonstra em qual Grau, a Loja esta funcionando. O segundo, é uma peça de arquitetura, usada nas instruções.

Devemos lembrar, que janelas são aberturas para a entrada de ar e LUZ! E a LUZ, vem do Oriente, onde nasce o Sol (a Sabedoria), que ao iniciar sua carreira, dissipa as trevas da ignorância, esclarecendo-nos, e, nos dirigindo em nossos trabalhos.

Portanto, quando o Ir∴ for construir sua casa, não se esqueça de colocar uma janela voltada para o Leste. Uma segunda janela deve receber a luz do “Meio Dia”, pois, o sol com toda sua Luz e Calor estará no ápice de sua carreira, e não tenderá a sombra, nem para o Sul, nem para o Norte, e o labor caminhará com ordem e exatidão.

Nada mais reconfortante que ao término do dia, observemos a Luz do “Pôr do Sol”, gratificados, contentes, satisfeitos e antes do encerramento dos nossos trabalhos, lembremos-nos do Palácio de Salomão, onde havia três fileiras de janelas, quarenta e cinco ao todo; quinze em cada fileira, uma em frente à outra, de três em três.

Todas as portas e janelas tinham enquadramento retangular (90 graus), e ficavam uma em frente à outra, ou seja, três vezes três. Um detalhe importante a ser observado, é que as janelas devem ser gradeadas, pois, assim, elas o eram no Primeiro Grande Templo.

Meus IIr∴, o objetivo deste pequeno artigo, é para despertar a vontade de conhecer um pouco mais sobre o assunto, fazer uma pesquisa e quando ela estiver pronta, levar para sua Loja enriquecendo nosso Quarto de Hora de Estudos.

Lembrem-se que todos nós independente do Grau ou de Cargos somos responsáveis pela qualidade das Sessões Maçônicas.

Autor: Sérgio Quirino Guimarães

Sobre Luiz Marcelo Viegas

Mestre Maçom da ARLS Pioneiros de Ibirité, nº 273, jurisdicionada à GLMMG. Membro da Escola Maçônica Mestre Antônio Augusto Alves D'Almeida - GLMMG e da Academia Mineira Maçônica de Letras. Contato: opontodentrodocirculo@gmail.com
Esse post foi publicado em Simbolismo e Símbolos e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.