Os Quatro Elementos

Os quatro elementos são: Água, Terra, Fogo e Ar. Estes elementos são objetos de referência em diversas obras de expressão literária, plástica e filosófica.

A origem da teoria dos quatro elementos no ocidente vem da Grécia entre os filósofos pré-socráticos, para eles a origem da matéria era atribuída a um elemento diferente, ora fogo ora água, no entanto há estudos que revelam que as primeiras discussões a respeito dos elementos tenha vindo do oriente, onde encontramos, na China, a teoria dos quatro elementos.

Na astrologia os quatro elementos são divididos em dois grupos  sendo o Fogo e o Ar considerados Ativos e a Água e a Terra considerados passivos. Esta divisão se assemelha a dois grupos da filosofia chinesa Yin representando a Água e Terra, e Yang representando Fogo e Ar. Cada um dos quatro elementos é inerentemente neutro e não é nem bom nem ruim, é o homem que imprime à atuação dos elementos um caráter bom ou ruim, por exemplo fazer uma fogueira e utilizar o elemento fogo para se aquecer e fazer uma arma lança chamas e utiliza-la em uma guerra. Todos os elementos em toda a história foram usados de formas boas ou ruins.

Sendo assim podemos observar alguns pontos positivos e negativos de cada um dos elementos.

Fogo

O elemento Fogo tem como qualidades positivas ser vigoroso, zeloso, entusiasmado, corajoso, determinado, criativo, ousado, esforçado e persistente.

Tem como suas qualidades negativas ser suscetível a discussão, irritadiço, impulsivo e destruir tudo, apaixonado além da conta, insensato, ciumento, voraz, vingativo, violento, odioso, raivoso e intempestivo.

Água

O elemento Água tem como qualidades positivas ser compreensivo, sereno, moderado, confiante, devoto, piedoso, indulgente, modesto, flexível, meditativo.

Tem como suas qualidades negativas ser indiferente, insensível, preguiçoso, indolente, rígido, retraído, sem consideração, desanimado.

Ar

O elemento Ar tem como qualidades positivas ser vigilante, livre, cordial, confiável, claro, luminoso, independente, otimista, alegre.

Tem como suas qualidades negativas ser instável, desonesto, fofoqueiro, astuto, caluniador, tagarela, inconstante, esbanjador.

Terra

O elemento Terra tem como qualidades positivas ser consistente, perseverante, pontual, cauteloso, responsável, firme, confiável, sóbrio, respeitoso realista.

Tem como suas qualidades negativas ser materialista, superficial, preguiçoso, indiferente, lento, tímido e desdenhoso.

…..

Dentro da Maçonaria temos os quatro elementos presentes antes mesmos de sermos considerados maçons.

O primeiro elemento é a Terra, o domínio subterrâneo representado pela Câmara de Reflexões, onde é encerrado o recipiendário.

Os outros elementos passam a ser representados nas viagens:

A Primeira Viagem é a purificação pelo AR. Inaugura-se o processo de purificação do iniciando.

A Primeira Viagem, simbolicamente, significa a vida humana na fase consignada à infância. É tomada como condição de progresso. Em Maçonaria, o AR é tomado como emblema da existência do homem desde o berço até o túmulo, ligada às mais variadas mudanças repassadas de embaraços, mas tomadas como condição de progresso e evolução.

O processo de purificação na Segunda Viagem, correspondente à segunda etapa da iniciação do Aprendiz Maçom, é exercida pela ÁGUA. Simbolicamente, a juventude da vida humana, a qual também é tomada como condição de progresso. A purificação pela ÁGUA nada mais é do que uma espécie de “batismo filosófico” do iniciando, levado a efeito com o intuito de limpar ou libertar o espírito humano de suas arestas e imperfeições morais, que mais não são que a raiz ou causa interior de todo mal e dificuldades exteriores.

A Terceira Viagem A derradeira etapa da purificação é feita através do FOGO. Corresponde à fase adulta da vida humana, à fase da maturidade contínua, onde o homem se aprimora progressivamente para o progresso tanto material quanto espiritual.

Dentro do rito Adonhiramita temos em todas as sessões temos um elemento muito forte presente entre nós, o Fogo.

Dos quatro elementos tradicionais o fogo é tido como princípio ativo ou dinâmico, transformador, é o mais puro, animador e fonte de energia. Simboliza a força impulsionadora do universo, seu movimento é para o alto, ascendente, e seu poder é de criação por transformação. O cerimonial do Fogo Alude a uma invocação ao Senhor de todas as luzes, ao G.´.A.´.D.´.U.´. cujos atributos infinitos estão novamente sintetizados nas três palavras pronunciadas por cada uma das luzes da Loj.´. – V.´. M.´. – Sabedoria  1º Vig.´. Força e 2º Vig.´. Beleza.

Que nossa vida como maçons possa nos levar a um aprimoramento de cada um dos elementos internamente, fazendo com que a parte positiva deles se manifeste sempre mais do que a parte negativa, que possamos ser vigorosos e corajosos como o Fogo, compreensivo e piedoso como a Água, Firme e respeitoso como a Terra e como nossa A.´.R.´.L.´.S.´. se denomina, possamos ser confiáveis e Vigilantes como o Ar.

Autor:Danilo Nunes Martins do Nascimento
Aprendiz Maçom
ARLS¨Vigilantes de Taubaté¨ – Nº 3056 – GOSP/GOB

Nota

Agradeço ao irmão Danilo por mais uma vez compartilhar conosco uma prancha de sua autoria.

Se mais irmãos desejarem compartilhar seu trabalhos, basta enviá-los para o e-mail opontodentrodocirculo@gmail.com. Após verificação do conteúdo eles poderão também serem publicados no blog.

Autor: Luiz Marcelo Viegas

Mestre Maçom da ARLS Pioneiros de Ibirité, nº 273, jurisdicionada à GLMMG. Membro da Academia Mineira Maçônica de Letras. Contato: opontodentrodocirculo@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.