Maçonaria para Todos

Resultado de imagem para Maçonaria para Todos

Em nossas peregrinações, através de viagens e palestras, muitas vezes nos deparamos com Irmãos que sentem dificuldades para explicar aos não iniciados, sejam eles amigos, parentes, colegas de trabalho, escola ou clubes, alguns temas sobre a Maçonaria. A estes visamos trazer algumas explanações que, acreditamos, possam ser úteis em seu dia a dia.

Alguns Questionamentos

  • O que é a Maçonaria?

Nosso Irmão Chanceler normalmente responde em sua frase inicial: É uma instituição que tem por objetivo tornar feliz a humanidade…”

Quão auspicioso é este objetivo e como explicá-lo na prática?

Primeiro devemos entender o que é ser feliz. Ser feliz é ter prazer e satisfação, seja nas realizações pessoais, no trabalho, junto à família e na sociedade. Não precisamos mudar o mundo para isso, mas precisamos mudar a nós mesmos em primeiro lugar.

Como diria o filósofo: “seja você a mudança que você procura encontrar”.

Se não concordamos com a corrupção, mas damos exemplos de pequenos deslizes para a Sociedade, que espera ver em nós exemplos de mudanças, não estamos ajudando o mundo a ser feliz, não estamos sendo justos e nem contribuindo para que sociedade se transforme à nossa volta. São pequenos atos como gentilezas, não obter pequenas vantagens em filas e processos que nos fazem diferentes. Ajudar não é ser cúmplice, é amparar, proteger, orientar e estar à disposição do Irmão, em caso de necessidade e sem transgredir a lei.

  • O que é ser Maçom?

É ser um construtor social onde sua função é ajudar pelo exemplo de atitudes, de auxílio no dia a dia, a fazer um mundo melhor. É como o homem que retornava uma estrela do mar para o oceano, de milhares que estavam na praia, e quando perguntado sobre a importância desta ação, ele responde lançando uma delas de volta ao mar: para esta eu fiz a diferença.

  • O que é uma Loja? 

Loja é uma associação de Irmãos, constituída de 20 a 100 associados, que se reúnem, na maioria das vezes, uma vez por semana, para tratar de assuntos que tratam do aprimoramento mental, espiritual e administrativo, para contribuir com o bem-estar da sociedade.

  • O que se faz em uma Loja?

Nas Lojas os maçons aprendem como tornar a si mesmos e a sociedade, a cada dia, melhor.

  • Por que a Maçonaria se utiliza de símbolos?

Os símbolos na Maçonaria, ao contrário do que se supõe, não possuem uma função ritualística. Os símbolos, basicamente, possuem a função de um texto, e cabe a cada membro interpretar e apreender o significado dos mesmos. Os símbolos ajudam o maçom, através de um treinamento contínuo, a interpretar o ser humano, a captar os acontecimentos da vida e tentar promover as mudanças em benefício da coletividade.

  • A que aludem esses símbolos?

Esses símbolos representam vários momentos da história da humanidade e levam os maçons a refletir sobre alguns enigmas da vida, tais como:

  1. De onde viemos?
  2. Para onde vamos?
  3. Porque estamos aqui?
  • O que faz um maçom para atingir seus objetivos?

O maçom deve instrui-se permanentemente para, assim, enxergar nas entrelinhas, ouvir o som do silêncio, ter consciência política e cidadã, a fim de atuar na sociedade revelando o seu verdadeiro papel como Construtor Social.

Esperamos com este artigo, ter clareado um pouco as dúvidas de alguns amigos não iniciados, que, sequiosos por conhecer um pouco mais sobre a Sublime Ordem, nos indagam a respeito da Maçonaria, e para alguns de nós mesmos, maçons, que sentem dificuldades em esclarecer a beleza que é a Instituição a que pertencemos.

Autor: Antônio José da Silva

Antônio José é Mestre Instalado, membro da ARLS Águia das Alterosas – 197 – GLMMG, Oriente de Belo Horizonte, vice-presidente da Escola Maçônica Mestre Antônio Augusto Alves D’Almeida, membro da Loja de Pesquisas Quatuor Coronati Pedro Campos de Miranda, e também um grande incentivador do blog.

Anúncios

Sobre Luiz Marcelo Viegas

Mestre Maçom da ARLS Pioneiros de Ibirité, nº 273, jurisdicionada à GLMMG. Membro da Escola Maçônica Mestre Antônio Augusto Alves D'Almeida - GLMMG Contato: opontodentrodocirculo@gmail.com
Esse post foi publicado em Maçonaria e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Maçonaria para Todos

  1. Sergio Bertagnoli-MI CIM 213244, Academica Culto a Ciência disse:

    Meus IIr., desde de criada essa coluna criativa e informativa, mesmo com longa militância maçônica confesso-me surpreso e beneficiado no dia a dia, vez que o projetado e divulgado pela Coluna, nos traz importantes detalhes aprimorando nosso aprendizado e ampliando nosso alcance em relação aos verdadeiros objetivos da Instituição. Parabens aos idealizadores.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s