A Coisa Certa a Fazer

Resultado de imagem para a coisa certa

A Maçonaria é uma instituição que tem por objetivo tornar feliz a Humanidade pelo amor, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pela igualdade, pelo respeito à autoridade e à religião de cada um.

Já há algum tempo que, volta e meia, ouvimos irmãos de Ordem cobrarem “uma atitude” por parte da Maçonaria. Entre as várias reclamações que você já ouviu – ou já fez – em algum momento, listamos a seguir algumas das mais comuns:

  • – O que a Maçonaria está fazendo para mudar a situação atual do país?
  • – A Maçonaria não faz nada!!!!
  • – Antigamente a Maçonaria já teria dado um jeito nisso! Hoje ela morreu!!!
  • – O Grão-Mestre não faz / não fará nada!!!

Mas será que o sujeito presente nesses questionamentos é o que deve ser mesmo cobrado? É a Maçonaria, como instituição, que deve tomar uma atitude? Seria o Grão-Mestre aquele que deve ser o responsabilizado por tudo?

A resposta, a meu ver, é NÃO.

Entendo que devemos perguntar a nós mesmos “o que estamos fazendo para mudar a situação atual do país?”. O que EU, como maçom e cidadão, faço pelo aperfeiçoamento dos costumes? Como EU posso contribuir para a disseminação do conceito de tolerância e igualdade na sociedade em que estou inserido? Como EU posso contribuir para fortalecer, entre aqueles com quem tenho convívio, o respeito à autoridade e à religião de cada um?

Certa vez li um artigo, de um maçom americano, em que ele se diz decepcionado com a Maçonaria, já que, para ele, a Ordem vive no passado e muitos de seus membros não querem que ela se modernize. Segundo seu relato, após anos de Ordem ele se perguntou se tinha feito alguma diferença; se a fraternidade ou a loja estava melhor do que quando foi iniciado.

Mais uma vez entendo que as perguntas feitas foram as perguntas erradas. O correto seria perguntar se, depois de 10 anos de Ordem, se ele fez alguma diferença na sociedade; qual foi sua contribuição para “tornar feliz a humanidade”; se com os ensinamentos da Arte Real ele se tornou uma pessoa melhor. Afinal, posso, pelo meu exemplo e atitudes, trabalhar por uma sociedade melhor?

As mudanças, tão desejadas por todos, somente será possível se cada membro da Ordem passar a agir como verdadeiro maçom e der a sua contribuição.

Mas, infelizmente, muitos daqueles que clamam por uma atitude da Maçonaria são os mesmos que compartilham fake news nos grupos de WhatsApp da Loja e da família.

Outros tantos são maçons saudosistas, iludidos por lendas fantasiosas, que desconhecem o que é tolerância e respeito à liberdade de pensamento e atacam todos àqueles que têm uma visão política distinta daquela que, para ele, é a única correta.

Há ainda uma parcela que nada sabe, mas é ávida por títulos e medalhas. Desconhece totalmente os princípios da Sublime Ordem; maçons que não leem; não se interessam em se aperfeiçoar como ser humano, mas gritam aos quatro cantos que é preciso que a Maçonaria faça algo!!

A verdade é que, ao invés de cobrar uma atitude da instituição, o maçom deve cobrar uma atitude de si mesmo! Descruzar os braços e deixar de confundir esperança com esperar. As ferramentas necessárias estão ao nosso alcance, mas infelizmente, há em nossas fileiras uma total falta de compromisso com o juramento prestado. Claro que é muito mais fácil culpar a instituição Maçonaria do que enxergar os próprios defeitos.

Respeitando as diferenças, e as individualidades, todo maçom pode – e deve – contribuir para o aperfeiçoamento do Homem e para a felicidade da Humanidade. Para isso, basta querer agir. Basta dar o exemplo. Basta compartilhar e colocar em prática todos os ensinamentos recebidos após nossa iniciação. Basta ser um maçom de verdade.

Com todos passando a ter uma ação proativa, sem transferir responsabilidades, a organização irá mover suas engrenagens, e os resultados surgirão.

Deixemos de lado as lamúrias e passemos à ação! Pois, como já disse Kant, a virtude é a força das máximas do indivíduo na realização de seu dever.

Vontade – força interior que impulsiona o indivíduo a realizar algo, a atingir seus fins ou desejos; ânimo, determinação, firmeza.

Autor: Luiz Marcelo Viegas
ARLS Pioneiros de Ibirité, 273 – GLMMG
Escola Maçônica Mestre Antônio Augusto Alves D’Almeida – GLMMG

Anúncios

Sobre Luiz Marcelo Viegas

Mestre Maçom da ARLS Pioneiros de Ibirité, nº 273, jurisdicionada à GLMMG. Membro da Escola Maçônica Mestre Antônio Augusto Alves D'Almeida - GLMMG Contato: opontodentrodocirculo@gmail.com
Esse post foi publicado em O Maçom e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para A Coisa Certa a Fazer

  1. Fabrício Iracy Simões disse:

    Belíssima reflexão.
    Maçonaria é muito mais do que a língua e coração, é também mente e membros ávidos para o trabalho.
    Alguns ainda insistem em brincar de estátua achando que estão de pé e a ordem.
    Vamos agir, dar exemplos para depois cobrar daqueles que nos rodeiam.

    Curtido por 1 pessoa

  2. daniel alves disse:

    GRATIDÃO!!! T.F.A.

    ________________________________

    Curtir

  3. Cláudio Rodrigues disse:

    Ir Luz Marcelo Viegas, acompanho-o há tempos e parabenizo-o pelas inciativas de nos instruir com pérolas de sapiência, que são bem-vindas. Sobre esta, refiro-me à imagem de uma pedra bruta que um ser humano estar a desbastá-la, e a cada golpe do maço no cinzel, vai vendo ao seu, metade, do corpo. Esta imagem nos remete que a vida toda estaremos nos desbastando, a fim de encontrarmo-nos, e um vez que nos encontramos, é imperioso que o aprendizado obtido ao longo dos anos, seja dado à humanidade os bons exemplos, só e apenas, os bons exemplos. Afinal de contas aprendemos que somos, CONSTRUTORES SOCIAIS, ÉTICOS !!!
    É a minha opinião, fruto do meu aprendizado, embora há muitos caminhos a serem desbastados e descobertos, todos, sob juramentos.
    Um abração do
    Cláudio Rodrigues

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s