O Mundo Evolui e os Desafios se Agigantam

Resultado de imagem para desafios no mundo moderno

O mundo está passando por rápidas e profundas transformações.  A  sociedade evolui quebrando paradigmas, estabelecendo novos conceitos e valores,  numa metamorfose irrequieta que nos deixa  assustados e, sobretudo, preocupados quanto ao  que será o mundo daqui a alguns anos.

É imperioso destacar que o processo de evolução é irreversível; não temos como interromper a caminhada evolutiva do pensamento, da ciência, da tecnologia, da cultura,  dos costumes, etc.  O filósofo grego Pitágoras, que faleceu no ano 500 A.C.  já afirmava que  “a evolução é a lei da vida”. O grande desafio que se nos apresenta é nos adaptarmos ao processo evolutivo e trabalhar no presente, pensando no futuro e construindo bases seguras para que o homem possa interagir  de forma positiva e construtiva  na sociedade do futuro. A enorme indagação é: como será o mundo do futuro?

Nesse contexto, vimos, há muito, e sempre que nos é possível, lançando à Ordem Maçônica sementes provocativas, e instigantes indagações com o objetivo de  conduzir  a produtivas reflexões que poderão nos ajudar na caminhada rumo ao futuro, como por exemplo:

  • Como será o mundo que estaremos vivendo num futuro próximo?
  • Como será a sociedade desse futuro? Seus valores, necessidades, objetivos, etc.?
  • Qual o papel que queremos e julgamos importante desempenhar nessa sociedade?
  • Em decorrência, qual a Maçonaria que queremos e que será necessária para interagir com essa sociedade, superando os desafios que virão pela frente?
  • Estamos preparados para essa Maçonaria? Ou melhor, estamos nos preparando adequadamente, com consciência e responsabilidade para os novos tempos? De que forma?
  • Estamos atentos às visões, anseios, pensamentos e contribuições que trazem as novas gerações que estão chegando às Lojas?
  • Estamos sabendo aproveitar e canalizar o potencial dessa juventude dinâmica, bem informada e com necessidade de ver resultados com rapidez, para trabalhos produtivos, motivadores, consistentes e que podem trazer contribuições à sociedade?

Não temos dúvidas de que é necessário evoluir na nossa forma de atuação e essas indagações têm que ser assuntos recorrentes em nossas reflexões e trabalho como Construtores Sociais.

E, falando em Construtores Sociais, vem à nossa mente dois aspectos importantíssimos de nosso labor, responsabilidade social e cidadã, como fatores essenciais à  liberdade e ao pleno estado democrático de direito.

Não é possível olvidar que de  nossa Minas dos Ouros sempre brotaram os ideais de liberdade e grandes movimentos que edificaram esta Nação.  O nosso grande Estadista Presidente Dr. Tancredo Neves afirmou que “o primeiro compromisso de Minas é com a liberdade”. Lembrem-nos também do grande presidente americano Thomas Jefferson que  afirmou: “o preço da liberdade é a eterna vigilância”.

Desembarcando  das reflexões sobre o futuro e aportando no  presente com os grandes desafios do ano de 2018 para nós brasileiros,  não podemos deixar de destacar e afirmar  que muito poderemos fazer para contribuir na superação desses desafios, principalmente criando condições para início das mudanças tão necessárias e reclamadas pelo povo brasileiro.

Que o Brasil vive preocupante crise econômica, política, social e sobretudo de natureza ética e moral, não é novidade para ninguém. Entendemos que o início das mudanças passa pelas eleições de 2018, quando os brasileiros irão às urnas para elegerem os dirigentes federais, bem como para as unidades federadas.

As verdadeiras mudanças somente ocorrerão  a partir do cidadão. Estamos diante de uma oportunidade de evolução de nossa sociedade e precisamos aproveitá-la para fortalecer a consciência do cidadão como motor da evolução do pais.  É preciso ter  em mente que as nossas atitudes é que fazem a diferença.

O cidadão precisa tomar consciência de que o voto consciente é a única arma para as mudanças e fortalecimento da democracia, rumo a uma Pátria mais saudável, fraterna, igualitária e desenvolvida, com ordem e paz social.

Assim, com o intuito de fortalecer o nível de consciência do cidadão, sobretudo os menos esclarecidos,  que são alvos fáceis de manipulação por parte de políticos corruptos e oportunistas e, visando o fortalecimento dos pilares essenciais da sociedade e da democracia, a Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB, que congrega as 27 Grandes Lojas do Brasil, lançou o Programa “VOTO CONSCIENTE”, que será desenvolvido em todos os 26 Estados da Federação e no Distrito Federal com o slogan “REAGE BRASIL! O voto é o Resgate do País em Nossas Mãos!”

Nesse contexto, diante dos enormes desafios que temos pela frente,  voltamos o nosso pensamento  para o importante momento que vive  a Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, assumindo no Grão-Mestrado e nas Lojas jurisdicionadas, as novas Administrações  que terão a incumbência de desenvolverem  esse trabalho e que, temos certeza,  liderarão com inteligência, estratégia e foco,  hercúleo esforço junto à sociedade, resgatando o nível de consciência social e cidadã. A todos os nossos votos de muito sucesso e a plena confiança de que assistiremos a  gestões inspiradoras, empreendedoras e fraternas, com excelentes resultados.

Conclamamos pois, que cada Maçom se disponha a desenvolver esse trabalho, construindo uma nova consciência nacional e sendo  protagonista na obra de um mundo mais justo.

Queremos e vamos  ser Construtores de Protagonismo! O nosso trabalho e o voto consciente vai fazer a diferença. ACREDITE! Vamos ajudar o Brasil a ser melhor.

Concluímos deixando para reflexão, valiosos ensinamentos de dois expoentes do pensamento, muito pertinentes ao nosso contexto:

Santo Agostinho, um dos mais importantes teólogos e filósofos dos primeiros anos do cristianismo afirmou que: “a esperança tem duas filhas lindas; a indignação e a coragem. A indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão e a coragem a mudá-las.”

Sêneca, importante escritor e filósofo romano disse: “muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las.”

Saudações Fraternais, e um brinde à amizade e à consciência do dever cumprido.

Geraldo Eustáquio Coelho de Freitas
Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais – triênio 2015/2018
Anúncios

Sobre Luiz Marcelo Viegas

Mestre Maçom da ARLS Pioneiros de Ibirité, nº 273, jurisdicionada à GLMMG. Membro da Escola Maçônica Mestre Antônio Augusto Alves D'Almeida - GLMMG Contato: opontodentrodocirculo@gmail.com
Esse post foi publicado em Maçonaria e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O Mundo Evolui e os Desafios se Agigantam

  1. daniel alves disse:

    EXCELENTE REFLEXÃO!!! T.F.A.

    ________________________________

    Curtir

  2. Sergio Bruxellas de Freitas Freitas disse:

    Obrigado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s