A Origem e o Simbolismo da Águia Bicéfala

O Ponto Dentro do Círculo

A Maçonaria é uma Ordem que, ao longo de sua história, instituiu um sistema de moral, transmitido através de alegorias, sinais e símbolos. Não há quem, ao deparar com um símbolo maçônico, facilmente, não faça sua ligação com nossa Ordem. Exemplos disso são, principalmente, com relação ao Simbolismo, o Esquadro e o Compasso e, para os Altos Graus, a Águia de duas Cabeças ou Bicéfala.

Esse símbolo, embora seja de fácil ligação com os Supremos Conselhos do REAA, foi, apenas, por eles absorvido como sua representação. Sua origem, na verdade, atravessa tempos imemoriais, e, por muitos historiadores, é considerado o mais antigo do mundo. A Águia Bicéfala remonta à antiquíssima cidade de Lagash, que se situava na Suméria, Sul da Babilônia, na chamada baixa Mesopotâmia, entre os rios Eufrates e Tigre, perto da atual cidade de Shatra, no Iraque. Essa região, na época, tinha uma vintena de templos e santuários consagrados a…

Ver o post original 1.913 mais palavras

Sobre Luiz Marcelo Viegas

Mestre Maçom da ARLS Pioneiros de Ibirité, nº 273, jurisdicionada à GLMMG. Membro da Escola Maçônica Mestre Antônio Augusto Alves D'Almeida - GLMMG Contato: opontodentrodocirculo@gmail.com
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s