A Paciência

Resultado de imagem para balançoire coucher de soleil

Derivada do latim patientia, pode ser traduzida como qualidade de quem espera com calma e serenidade o que está por vir; perseverança em realizar um trabalho; constância.

Virtude valiosa e difícil de se alcançar, principalmente nos dias atuais, deve ser especialmente cultivada pelo Maçom que almeja o progresso pessoal.

Desbastar a Pedra Bruta leva tempo. Marretadas diárias à perfeição, à forma ideal.

Alcançar os saberes que nossa irmandade oferece exige pequenos passos diários e constantes. Essa peculiaridade pode frustrar o irmão mais desavisado, e deixá-lo insatisfeito em sua coluna. A ansiedade pelo conhecimento sem a preocupação em entender a verdadeira essência da maçonaria é certamente uma das causas de abandono em nossas cadeiras.

E se estamos falando de paciência, façamos um contra-ponto: de onde vem tanta impaciência?

Alguns pensadores afirmam que em épocas anteriores e não tão longínquas, a vida corria sem urgências, sem pressão do tempo. A única preocupação de um trabalhador rural era plantar e colher para o seu sustento, criar seus animais para deles retirar seu alimento. O avanço tecnológico e a produção do conhecimento, cada vez mais velozes e difíceis de se acompanharem, fizeram o homem comum explodir em inquietações, responsabilidades, excitações e aflições antes inexistentes.

Nos tornamos ávidos por informação e consequentemente ansiosos e impacientes. Hoje temos o mundo na palma de nossas mãos – literalmente – nas telas dos celulares. Se numa conversa informal alguém pergunta se vai chover, alguém rapidamente saca o aparelho e consulta a previsão do tempo. Esqueceu o nome daquela atriz daquele filme que você gostou? Consulta a tela. Enviou uma mensagem e após 10 segundos de espera ainda não foi respondida? Algo de errado aconteceu.

Nos tornamos seres impacientes…Queremos tudo pra ontem. Conhecimento não se cristaliza nesse ambiente. O saber fica superficial.

Temos que nos conscientizar que para crescer, precisamos de uma base sólida e cada tijolo deve ser assentado com calma, aprumado e nivelado.

Chico Xavier em sua obra Caminho, Verdade e Vida diz: “Se Deus, Senhor absoluto da eternidade, espera com paciência, por que motivo nós outros, seres imperfeitos do trabalho relativo, não podemos esperar?”.

Acalma tua alma, constrói o seu saber e edifica o seu ser.

Autor: Flávio Pacheco Paes
ARLS Ação e Silencio, Nº43 – Oriente de Araxá/MG

Doação para manutenção do blog

Está gostando do blog, caro leitor? Só foi possível fazermos essa postagem graças ao apoio de nossos colaboradores. Todo o conteúdo do blog é fornecido gratuitamente, e nos esforçamos para fazer um ambiente amigável para os públicos interessados. O objetivo é continuar no ar oferecendo conteúdo de qualidade que possa contribuir com seus estudos. E agora você pode nos auxiliar nessa empreitada! Faça uma doação e ajude a manter o blog funcionando. Para garantir sua segurança utilizamos a plataforma de pagamentos PayPal e você pode contribuir usando o cartão de crédito, para isto basta clicar logo abaixo na bandeira correspondente ao seu cartão. Se preferir, pode também fazer sua doação por transferência bancária em favor de Luiz Marcelo Viegas da Silva, CPF 633.643.366-87, Banco do Brasil, Ag: 2115-6 CC: 14770-2.

R$10,00

 

Sobre Luiz Marcelo Viegas

Mestre Maçom da ARLS Pioneiros de Ibirité, nº 273, jurisdicionada à GLMMG. Membro da Escola Maçônica Mestre Antônio Augusto Alves D'Almeida - GLMMG e da Academia Mineira Maçônica de Letras. Contato: opontodentrodocirculo@gmail.com
Esse post foi publicado em Virtudes e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.