O Simbolismo Maçônico – Última Parte

A Loja, imagem do mundo

Falaremos agora do simbolismo da Loja maçônica, e o primeiro que chama nossa atenção é a própria palavra Loja, virtualmente idêntica a Logos, que significa justamente a Palavra ou o Verbo com que o Grande Arquiteto cria o mundo ou cosmo. Igualmente, Loja maçônica, se não etimologicamente sim ao menos em seu sentido simbólico, é idêntica à palavra sânscrita loka, que quer dizer “mundo”, “lugar”, e por extensão “cosmos”. Por outro lado, também se dá uma identidade entre Loja, Logos e o grego lyke, que significa “luz”. Deste modo a loggia é um termo técnico de origem italiana utilizada em arquitetura para designar uma galeria coberta e aberta, composta por arcos apoiados sobre colunas e situados geralmente nas partes elevadas dos edifícios, como é o caso por exemplo dos “paraísos” dos teatros.

Aqui temos, resumido, o que distingue acima de tudo a Loja maçônica, que como dizem os antigos rituais “é um lugar muito iluminado e muito regular”, tal qual é o cosmos saído do Logos criador ou Espírito da Construção Universal. A luz é pois sinônimo de…

Clique no link abaixo e digite a P∴S∴ de Apr∴ (primeira letra maiúscula) para ter acesso ao texto completo:

https://opontodentrocirculo.com/2015/10/22/o-simbolismo-maconico-ultima-parte/

Doação para manutenção do blog

Está gostando do blog, caro leitor? Só foi possível fazermos essa postagem graças ao apoio de nossos colaboradores. Todo o conteúdo do blog é fornecido gratuitamente, e nos esforçamos para fazer um ambiente amigável para os públicos interessados. O objetivo é continuar no ar oferecendo conteúdo de qualidade que possa contribuir com seus estudos. E agora você pode nos auxiliar nessa empreitada! Faça uma doação e ajude a manter o blog funcionando. Para garantir sua segurança utilizamos a plataforma de pagamentos PayPal e você pode contribuir usando o cartão de crédito, para isto basta clicar logo abaixo na bandeira correspondente ao seu cartão. Se preferir, pode também fazer sua doação por transferência bancária em favor de Luiz Marcelo Viegas da Silva, CPF 633.643.366-87, Banco do Brasil, Ag: 2115-6 CC: 14770-2.

R$10,00

 

Sobre Luiz Marcelo Viegas

Mestre Maçom da ARLS Pioneiros de Ibirité, nº 273, jurisdicionada à GLMMG. Membro da Escola Maçônica Mestre Antônio Augusto Alves D'Almeida - GLMMG Contato: opontodentrodocirculo@gmail.com
Esse post foi publicado em Simbolismo e Símbolos e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s