Pitágoras – Parte I

O Ponto Dentro do Círculo

Pitágoras, um dos filósofos mais famosos e controversos da Grécia antiga, viveu de 570 a 490 a.C.. Passou seus primeiros anos de vida em Samos, na costa da atual Turquia. Já havia completado quarenta anos quando emigrou para a cidade de Crotona, no sul da Itália, e lá desenvolveu a maioria de suas atividades filosóficas. Pitágoras não escreveu nada, nem teve seus pensamentos escritos em detalhe por seus contemporâneos. Nos primeiros séculos antes da era cristã, no entanto, tornou-se moda apresentar Pitágoras, sem bases históricas, como uma figura semi-divina, que teria originado tudo o que era verdadeiro na tradição filosófica grega, inclusive muitas das ideias amadurecidas por Platão e Aristóteles. Vários tratados foram forjados em nome de Pitágoras e outros pitagóricos a fim de dar sustentação àquela moda.

A Questão Pitagórica, então, é como investigar essa falsa glorificação de modo a determinar o que o Pitágoras histórico realmente pensava. A…

Ver o post original 3.244 mais palavras

Sobre Luiz Marcelo Viegas

Mestre Maçom da ARLS Pioneiros de Ibirité, nº 273, jurisdicionada à GLMMG. Membro da Escola Maçônica Mestre Antônio Augusto Alves D'Almeida - GLMMG Contato: opontodentrodocirculo@gmail.com
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s