Grande Arquiteto do Universo

O Ponto Dentro do Círculo

Imagem relacionada

Primeiramente devo esclarecer que esta não é a única denominação maçônica dada ao “Criador”, alguns ritos usam ou nos primórdios usavam expressões como: Supremo Arquiteto do Universo; Grande Geômetra; Autor de todas coisas; Supremo Artífice do Universo; Glorioso Arquiteto do Universo; Senhor dos Mundos. O mais importante é prestarmos a atenção que estas expressões não nomeiam o Ser Superior (nomear: designar pelo nome, pronunciar o nome de), elas fazem a denotação do mesmo. Denotar significa anunciar, mostrar por certos sinais ou indicar as qualidades ou características do ser ou objeto estudado.

Não há ninguém que não visualize o Criador como algo “Grande”, “Supremo”, e já que somos “peões de construção” nosso mais elevado superior deverá ser um “Arquiteto” ou “Artífice”, como também é para nós tão claro como ele ter sido o autor do “Universo”. Apenas uma curiosidade: Os Ritos que substituíram a palavra “Grande” por “Supremo” explicam que o adjetivo “grande” designa dimensões mais que ordinárias, mas que não…

Ver o post original 424 mais palavras

Sobre Luiz Marcelo Viegas

Mestre Maçom da ARLS Pioneiros de Ibirité, nº 273, jurisdicionada à GLMMG. Membro da Escola Maçônica Mestre Antônio Augusto Alves D'Almeida - GLMMG e da Academia Mineira Maçônica de Letras. Contato: opontodentrodocirculo@gmail.com
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.