As armadilhas da perfeição

O Ponto Dentro do Círculo

Resultado de imagem para perfeição

A perfeição impõe ao homem o controle total sobre a vida, nãoabrindo espaço à experiência, à pesquisa e à livre criação. Aonegar-lhe qualquer possibilidade de erro, este homem está seimpedindo de aceitar a si mesmo e de buscar o seuconhecimento interior.

O conceito de perfeição, que a cultura ocidental considera comosinônimo de valor máximo em todas as ordens, foi exaltado porcerta expressão histórica do cristianismo como o mais sagradodos imperativos para o gênero humano: ser perfeito como Deus éperfeito.

Os que vivem tomados por esta dinâmica acusam uma sensaçãoconstante de inadequação, sentindo-se malfeitas e incapazes deaceitar os próprios erros. Vivem na presença de um juizimplacável. Descobrem-se desprovidos de espontaneidade,necessitando funcionar com a precisão de um relógio suíço,vivendo em função de normas, programas e certezas, como setudo fosse um laboratório.

A perfeição exige seres frios emocionalmente, que se nutrem dedesestima, de sentimentos de culpa e de remorso todas as vezesque cometem…

Ver o post original 384 mais palavras

Autor: Luiz Marcelo Viegas

Mestre Maçom da ARLS Pioneiros de Ibirité, nº 273, jurisdicionada à GLMMG. Membro da Academia Mineira Maçônica de Letras. Contato: opontodentrodocirculo@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.